Empoderamento das Comunidades no Sud�o do Sul

Após a conclusão da sua estação de rádio comunitária, as comunidades da província de Magwi, no Estado de Equatória Oriental, têm motivo para encarar o futuro com optimismo. A Rádio Lochken, ou Voz da Liberdade, está a receber muitas reacções positivas devido à qualidade e nitidez do sinal de transmissão.
A ACORD está a apoiar a Associação das Mulheres nos Média do Sudão do Sul (AMWISS) nas suas actividades nesta área, através da capacitação das mulheres que trabalham na indústria dos média. A associação tem uma equipa de quatro funcionários que treina jornalistas responsáveis pela gestão radiodifónica.

"Usamos a rádio comunitária para consolidar a paz e realizar a advocacia dos direitos da mulher no seio das comunidades locais. As comunidades contribuíram imenso e uma delas está a disponibilizar um terreno e um edifício para a instalação da rádio", disse Lucy Veronica, Directora da AMWISS.

Outras questões que a estação de rádio pretende abordar através dos seus programas incluem o desenvolvimento da agricultura e da educação, duas componentes essenciais para o desenvolvimento sustentável.

Jornalistas nos estúdios de rádio lochken em Magui durante transmissão ao vivo.

A Rádio Lochken é financiada pelo governo belga e opera na frequência de 93.0 Megahertz e cobre a província de Magwi, certas zonas de Torit, a capital do Estado de Equatória Oriental e as cidades de Pader, Moyo e Adjumani no norte de Uganda.

  • sud�o do sul