Mali

Mali, na região do Sahel, está cada vez mais ameaçado pelo avanço do deserto. A concorrência pela água, cada vez mais escassa, e pelos recursos de terra levou a cada vez mais frequentes conflitos locais. O grande número de armas ligeiras em circulação na região alimenta cada vez mais o banditismo e a violência. Culturalmente, a sociedade é dominada pelos homens e é caracterizada por imensas desigualdades e disparidades do género. Os pastoris representam cerca de 10% da população do Mali e são considerados um dos grupos mais marginalizados e vulneráveis no país. Numa tónica mais positiva, está a emergir uma sociedade civil activa e dinâmica na região e, no quadro da nova descentralização, a sociedade civil está a assumir um papel fundamental em termos de influência na definição das políticas.

Projectos em curso

A ACORD desenvolve as suas actividades no Mali desde 1976. Procuramos contribuir na promoção da soberania alimentar na região promovendo políticas e legislação favoráveis ao reforço dos direitos fundamentais das comunidades pastoris e agro-pastoris com vista a melhorar os seus meios de subsistência.

>> Género e empoderamento da mulher: como resultado das actividades da ACORD na área de sensibilização sobre o género, os pastoris e agro-pastoris passaram a demonstrar um maior respeito pelo papel da mulher e da rapariga na segurança alimentar. Demonstram agora uma maior preocupação em relação ao bem-estar da mulher e reconhecerem os seus direitos. Outros domínios de desenvolvimento que colocam a mulher em foco, tais como o equilíbrio social no seio da família, a escolaridade, a saúde e os cuidados infantis têm igualmente recebido o apoio dos anciãos da comunidade bem como dos decisores. Os homens estão mais dispostos a aceitar que as suas esposas participem na advocacia e na negociação das questões que as afectam, tais como a migração dos animais em busca de pastagens no Sahel Ocidental.

>> Meios de Subsistência: o nosso programa treina os membros da comunidade em técnicas de produção, conservação e processamento agrícola e promove a compartilha dos conhecimentos locais com vista a melhorar as condições de vida da população. Além disso, os líderes comunitários são ministrados treinamento regular em análise e advocacia ambiental. Anualmente, cerca de 700 pessoas recebem aulas de alfabetização de adultos. As comunidades constroem fábricas de leite e mercados de gado que, depois, os gerem de modo a contribuir para a geração de rendimentos. Isso tem um impacto positivo nas percepções e nas práticas sociais dos homens em relação às mulheres e aos jovens.

Locais onde desenvolvemos as nossas actividades no Mali

No Mali, a ACORD apoia organizações locais nas regiões de Timbuktu, Niafunké, Youwarou e Tenenkou. Estas organizações locais trabalham com as comunidades pastoris para melhorar o acesso à água, educação e crédito. A ACORD está também a apoiar grupos de mulheres envolvidas no sector cooperativo bancário e empresarial em Lere.


Veja, no mapa ampliado, a localização geográfica das actividades da ACORD no Mali.

Nossos parceiros no Mali

A ACORD colabora com organizações não-governamentais que tenham demonstrado um elevado nível de competência e de capacidade. Desta forma, a ACORD pode efectivamente contribuir para o desenvolvimento das capacidades e competências das organizações parceiras. As ONGs internacionais também são importantes na resposta da ACORD aos interesses programáticos em toda a África. Os processos de desenvolvimento de parcerias e alianças são coordenados através do escritório regional no Mali.

A ACORD tem estado a trabalhar em estreita colaboração com a Oxfam Intermon na campanha em prol da justiça económica para os pequenos produtores. No Mali, a ACORD recebe valioso apoio de CCFD-Terre Solidaire e Fondation Leger.

Fotografias, vídeos e publicações

Ciclos de violência: relações do género e conflitos armados: Qual é o impacto da guerra nas relações do género? Podem as relações do género contribuir para os conflitos? Resultados da pesquisa realizada pela ACORD junto de cinco comunidades que vivem na sombra de conflitos violentos no Sudão, Angola, Mali, Uganda e Somália.
   inglês

Em marcha pela justiça social no Oeste Africano (DVD, 2011). Descubra como comunidades marginalizadas e esquecidas do Oeste da África se organizaram e trabalharam para conquistar seus direitos mais fundamentais, mais particularmente seu direito à alimentação.
inglês | francês

Podemos enviar fotografiass e vídeos sobre as actividades da ACORD no Mali mediante pedido por escrito remetido ao seguinte endereço: communications@/.

Como pode apoiar as comunidades no Mali

A sua contribuição às actividades da ACORD no Mali certamente terá um impacto duradouro junto das comunidades mais vulneráveis. Os esforços de construção da paz requerem advocacia massiva e sustentada, bem como sensibilização das populações locais. Todos devem estar envolvidos no processo de modo a se lograr mudanças significativas na configuração da interacção comunitária, nas atitudes em relação aos escassos recursos naturais na região do Sahel e cultivar a paz e a tolerância no seio dos membros das comunidades.

Subscreva ao nosso boletim informativo, visite o escritório mais próximo da ACORD ou telefone-nos a fim de obter mais informações sobre as nossas actividades no Mali.

  • mali
  • Mali em N�meros

    Contacte-nos no Mali

    Convidamo-lo a contactar ACORD no Mali:

    •  por correio eletrônico

    info.ml@/

    •  por correio postal

    BP 1969
    Bamako
    Mali

    •  por visita

    Hamdallaye ACI 2000,
    349 - 350 St., door 175,
    Bamako

    •  por via telefônica

    +223 202 109 48

    •  por fax

    +223 221 8216




    Theophile Sarah
    Diretor para ACORD no Mali.